Empadinha de frango e cogumelo

julho 18, 2015

     Oi gente, hoje eu vim mostrar uma receita que todo mundo adora, e que pode ser feita tanto para uma festa infantil, quanto para uma tarde com as amigas. Estou falando da empadinha de frango e cogumelo, embora esse petiscos seja bem conhecido e popular, o da receita de hoje é um pouco mais elaborado dos que costumamos ver por aí. Pequenos, mas com ótimo sabor, estes petiscos tem recheio cremoso temperado com alho e vinho (no caso de festa infantil, não se preocupe, o álcool evapora na cocção, e deixa apenas aquela pequena acidez deliciosa na receita).

Ingredientes:
·         2 colheres de sopa de azeite
·         50g de manteiga
·         1 cenoura pequena picada
·         1 talo de aipo picadinho
·         1 alho-poró picado(só a parte branca). Use 1 alho-poró pequeno se preferir um paladar mais adocicado.
·         1 dente de alho picadinho
·         200g de cogumelos Portobello em cubos
·         500g de peito de frango sem pele em cubos
·         1 colher de sopa de tomilho picado
·         Raspas de 1 limão-siciliano
·         ½ copo de vinho branco seco
·         250 ml de creme de leite
·         Sal e pimenta-do-reino moída na hora
·         3 folhas de massa folhada pronta
·         2 ovos levemente batidos, para pincelar
·         Um punhado de folhas e ervas mistas, para servir
·         Relish de tomate, para servir

Passo a passo:
  1. Aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira em fogo baixo. Acrescente a cenoura e o aipo e refogue por 5 minutos, até amolecer. Junto o alho-poró e refogue por mais alguns minutos, até ficar tenro. Misture o alho e refogue por 30 segundos antes de adicionar o cogumelo. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.
  2. Aumente um pouco o fogo e acrescente o frango, o tomilho, as raspas de limão e o vinho branco. Cozinhe por 15-20 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Continue a aparar por 5 minutos, até engrossar um pouco.  Deixe esfriar.
  3. Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte ligeiramente as formas para 24 minimuffins. Com um cortador de biscoitos, recorte 24 discos de 6 cm na massa folhada. Coloque-os na forma untada. Com uma colher recheie as empadinhas com a mistura de frango. Corte 24 discos de 5 cm de massa e cubra-as. Pressione levemente as bordas, para selar. Pincele-as com os ovos batidos e asse por 15-20 minutos, até dourarem. Sirva quente com uma salada de folhas mistas e uma porção de relish de tomate.
Espero que gostem dessa receita maravilhosa e super saborosa. Essa e mais receitas você pode encontrar no livro Culinária essencial que é um livro cheio de receitas ótimas e mais sofisticadas. Se vocês fizerem a receira, coloque nos comentários se gostou e compartilhe esse post. Abraços.

2 comentários:

© Tudo em Dobro Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcelle Alvarenga.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo