Meus livros de arquitetura

julho 09, 2015


     Desde que comecei a pesquisar mais sobre a faculdade e assuntos mais aprofundados sobre o curso descobri uma nova paixão que são os livros técnicos de arquitetura, e com isso eu comecei a comprar e a ganha-los e hoje eu vim mostrar para vocês os livros que eu tenho. 
     Geralmente os livros que eu mais gosto são os do escritor Francis D. K. Ching, que são mais técnicos, porém, são acompanhados de ilustrações e explicações mais fáceis de serem entendidas para iniciantes no assunto, como os leigos ou pessoas que estão começando a graduação na área. Sempre indico os livros do Francis quando me perguntam livros para quem está começando a se interessar por arquitetura e design de interiores.



Neufert: arte de projetar em arquitetura - Ernest Neufert
O primeiro livro é o famoso Neufert (mais conhecido como a bíblia do arquiteto), esse livro mostra medidas minimas para cada ocasião, como, tamanho de quadras esportivas, instalações de bancadas, varandas e entre outros. Mostra também vários espaços existentes, como, hospitais, hotéis, restaurantes, tudo mostrando a medida minima necessária para cada comodo e para se colocar moveis e utensílios no local. O livro abrange desde coisas mais simples e pequenas, até coisas mais complexas e enormes, e normas, fundamentos e prescrições sobre edificações também estão presentes no Neufert.
O meu livro é a 18º edição do Neufert - Arte de projetar em arquitetura que é a mais atualizada no Brasil. 
Preço: 196,80 no submarino.



Arquitetura de interiores ilustrada - Francis D. K. Ching e Corky Binggeli
 Esse livro mostra com detalhes a introdução ao projeto de interiores, mostrando exigências de arquitetura nos espaços internos e apresentando também detalhes de móveis, cores, acabamento, dicas de conforto visual, conforto térmico e acústico. O livro também aborda temas como da sustentabilidade, de energia, de amenidades e outros, e mostra como alguns elementos,se bem colocados, podem trazer impressões diferentes do ambiente, como, a textura que será utilizada, iluminação e entre outros. 
O meu livro é a 3º edição de Arquitetura de interiores ilustrada que é a mais atualizada no Brasil.
Preço: 128,00 na livraria cultura.




Introdução à arquitetura - Francis D. K. Ching e James F. Eckler
 Esse livro é bem amplo e completo, busca apresentar todos os lados da arquitetura, desde o interiores até mesmo algumas partes estruturais. Esse livro acaba por ser um verdadeiro guia de arquitetura para aqueles que estão iniciando no curso ou que simplesmente gostam de arquitetura. Mostra também os processos de projetos, as estruturas de uma edificação, técnicas de construção e materiais na arquitetura.
O meu livro é a 1º edição do Introdução à arquitetura e ainda foi a única edição lançada no Brasil.
Preço: 129,00 na livraria cultura.


Dicionário visual de arquitetura - Francis D. K. Ching
 O dicionário visual de arquitetura como já diz o nome, é um dicionário ilustrado que mostra termos arquitetônicos, porem não são somente esses termos que aparecem nesse livro, mas outros sobre história da arquitetura, história da arte, termos técnicos, e engenharia. Contendo mais de cinco mil palavras para ajudar a entender significados de palavras através de uma explicação breve e simples acompanhada de uma ilustração. Ótimo para quem está começando a estudar na área, ajudando a aprender e a entender novos termos, no qual, terá que lidar por toda a sua carreira.
O meu livro é a 2º edição do Dicionário visual de arquitetura que é a mais atualizada no Brasil.
Preço: 66,00 na livraria saraiva.



Arquitetura: forma, espaço e ordem - Francis D. K. Ching
 Nesse livro mostra como cada forma pode gerar um espaço e ensina como pode-se aproveitar o máximo desses dois termos, o livro é bem abrangente e mostra desde as formas de uma piramide até as formas dos dias atuais. Apresenta termos, como, circulação de pessoas num certo ambiente, escala humana, rebaixamento, simetria, repetições e entre outros. Apresenta-se basicamente isso o livro todo, como um comodo quadrado pode ser aproveitado, como pode ser a entrada de uma edificação, como será a passagem de um comodo para o outro e mais diversas coisas. Esse livro acaba por mostrar uma das coisas mais importantes para um arquiteto, que é saber usar e aproveitar o máximo do espaço que tem.
 O meu livro é a 2º edição de Arquitetura: forma, espaço e ordem e há uma edição mais recente que é a 3º edição deste livro.
Preço: 99,00 na livraria martins editora.



101 lições que aprendi na escola de arquitetura - Matthew Frederick
 Essa pequeno livro busca mostrar o que será aprendido na faculdade de arquitetura, de forma simples e rápida. O autor busca apresentar, de forma descontraída, os problemas que podem acontecer no universo da arquitetura, para facilitar o entendimento do aluno e do recém-formado. Entra questões do como: como adaptar elementos que não são harmoniosos em uma estrutura já existente? Como desenvolver ideias que faça o projeto ser bem-sucedido? E entre outros. 
O meu livro é a 1º edição de 101 lições que aprendi na escola de arquitetura que é a mais atualizada na Brasil.
Preço: 32,00 na livraria cultura.

Bom, esses foram os meus livros de arquitetura, e deu para notar o quanto eu adoro os livros do Francis já que a maioria dos meus livros são escritos por ele. Espero que tenham gostado e espero que esse post ajude vocês na hora de escolherem um livro de arquitetura também. E não esqueçam de compartilhar esse post,beijos.

Os preços podem variar de loja e no próprio site pode acontecer a variação do preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Tudo em Dobro Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcelle Alvarenga.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo